08
Jul
Lugares de culto
Lugares de culto são sempre lugares de culto.
Lugares sagrados não são sagrados porque as pessoas os fizeram sagrados, elas simplesmente se sentiram atraídos por eles, e sagrados sempre serão, independemente de quem viva ali.
Acredito que os lugares são “deuses” em si, e se algum deus resolve viver ali, passar por ali, não é por acaso, o lugar dá poder a quem fiquei ali… que tipo de poder não importa, e cada lugar tem o seu temperamento e seus presentes.
É assim com boa parte das catedrais européias, muitas foram construídas sobre lugares de cultos pagãos – e estes com certeza ocuparam o posto de um culto anterior. E com certeza, depois da queda das catedrais um novo culto surge ali…
Vejam uma prova disso nesta reportagem da BBC (english), um morro no México é usado desde 1833 para encenações da crucificação de Cristo, isso é um forma de culto. O interessante é que esse morro é artificial, é um pirâmide Teotihuacan soterrada! O mais interessante é lembrar que nessas pirâmides se faziam sacrifícios… e os humanos eram bem comuns!
A pirâmide foi abandonada em torno do ano 800… mil anos depois as pessoas ainda faziam um culto ali, e se pensarmos bem, não é tão diferente. Já não é mais o próprio, mas a encenação de um sacrifício humano para que os deuses (no caso de hoje é um só) protejam as pessoas, cuidem delas, as perdoem…