25

Sep 2008

A mágica da memória

É fácil e conveniente dizer que o passado é duro e não se muda.

Mas eu vou contra o bom-senso e digo que o passado é tão acessível e mutável quanto o presente ou o futuro.

O que nossa mente reconhece são informações que sentimos, e o passado é o que está em nossa memória. Os fatos não importam na construção do presente. Os fatos são matéria morta que damos vida em histórias dentro de nossas vidas, e o que sabemos do passado são histórias contadas, são floreamentos de fatos.

Vejam como funciona a História, é uma ciência linda, procurando reconstruir a história do passado, usando Arqueologia, Historiografia, Antropologia e outras ciências… buscando resquícios factuais do passado no presente, e encaixando tudo numa História. Mas Histórias são feitas pra comunicar com a alma, com o coração, com o intelecto ou qualquer outra parte INTERIOR.

Passado são histórias, não fatos.

E histórias são construídas em cima fatos, enxertadas com fantasia. Atitudes são tomadas por causa de nossos valores. E valores são construídos em cima da sensação dos fatos.

O presente é construído da mesma forma, temos novas situações, novos fatos, e a sensação, que é completamente influenciada pelo Passado, através dos valores.

O Passado é um conceito. Conceitos podem mudar.

Podemos usar a Mágica da Memória, voltar a memória no tempo, reviver toda aquela situação, chorar as mágoas de novo, rir de novo, sentir os cheiros, luzes, calor ou frio, tudo dentro da mente. E então refazer os valores, reconstruir, primeiro desconstruindo a sensação da situação, analisando, tentando e enxergando, “sentindo”, de outros lados, entendendo que a situação é só uma situação, que o valores são reações. Assim grandes traumas se tornam grandes lições. E quando voltamos pro presente temos um “efeito borboleta” dentro da mente. Tudo é diferente. A vida passa a ser mais “fresca”.

Então o Passado, como a influência manipuladora do Presente, muda.

Isso é um pouco de Reprogramação Neuro-lingüística, um pouco de Magia…

7 comentários para “A mágica da memória”

  1. Lu diz:

    o pessoal do coaching fala mta coisa parecida, no fim tds descobrimos a mesma idéia e importamos pro nosso vocabulário existencial ^.^
    o texto táh lindo – e repleto de sabedoria.
    por isso não existem cópias de Cadu Garcia
    🙂
    bj

  2. Kiim diz:

    Concordo.
    e o texto realmente está lindo!

    ;*

  3. B. diz:

    Tudo muda.

    E eu nunca consegui comentar aqui, será que agora consigo?

  4. B. diz:

    Consegui.

    E eu acho que você escreve muito bem, u know…

  5. reidr diz:

    eu achei de mal gosto.
    brincadeira.

  6. Luan diz:

    SchrackSo I own mw3 but I still need to pay another 10 bucks to play this? Damn. I was honpig to try to at least move into 3rd for the season, but it’s not worth it. At least I’m still the defending mmmmmmmmmmatt champion for 5 more days!

  7. Sydney diz:

    As always a great post ..small tnhigs are important because if not taken care of they become big tnhigs. Have a great birthday week! You are the best! Oh and I loved your guest blogger yesterday too! He is an amazing young man and seems to a great brother! Mom!

Responda

envie um e-mail

powered by WordPress

Post RSS | Comments RSS