18

Nov 2008

Mundos Interiores

Quem quer tira uma lição a cada nova situação, e quem quer é a cada dia uma pessoa melhor. Quem não quer simplesmente se fecha e vive sua vida de cabeça dura, mas nem sempre se dando mal. Eu mudo, e mudo pelo prazer de mudar, nada mais, não preciso de porquês ou motivos. Quando a gente se abre para a mudança o mundo nos sorri e nos ensina.

E aquela idéia do nosso “mundo interior“, que eu sempre imaginei, mas foi o Anam Cara (livro de John O’Donohue) que me fez chamar assim, e hoje já encontro em outros lugares sendo chamado pelo mesmo nome, que me fascinou, e o fascínio me levou à exploração.

Li um tempo atrás um livro de Seiðr, conhecido como “shamanismo” nórdico, e uma reconstrução da técnica por um grupo americano, usam a técnica com finalidade oracular. No Seiðr o praticante coloca parte de sua alma para viajar pelos nove mundos da cosmologia nórdica. Diz-se que as perguntas são respondidas tão claramente como foram claras e fortes as suas emoções ao perguntar.

Isso me levou a outra situação. Passei por uma dificuldade, era uma situação “boba”, mas para mim era importante, era algo que me tocava. Mas era bobo e eu não quis pedir por isso nas minhas conversas com os deuses, no caso com Freyja (e talvez alguém que leia chame de oração…) Eu senti uma bronca vindo do lado de lá, senti “se isso é importante para você, se suas emoções são sinceras, não pode ser bobo, não pode não ter valor”, e eu pedi então.

Essa emoção faz parte do mundo interior que todos nós temos, faz parte da própria moral, da ética e dos nossos sonhos, dos nossos objetivos, do nosso sagrado. E cada um tem seu sagrado, seu templo ou altar interior. Nossos sonhos são nosso sagrado, e eles moldam a nossa realidade, moldam nossas atitudes e emoções tidas como ruins são sinais que algo está errado com isso, que algo está violando esse espaço.

E de tudo isso eu tirei a lição de respeitar o mundo interior alheio, todas as pessoas têm seu mundo, e não é pequeno! Como se muitos planos se sobrepusessem, como se cada um fosse uma folha transparente e manifesta para o outro algo de seu mundo através de linhas e desenhos. Os mundos sobrepostos formam uma imagem só. Pensar assim me fez ver as pessoas por outra ótica, mais humana. Faz a gente se colocar no lugar do outro antes de dizer “a culpa não foi minha”, “desculpa”, “eu não quis isso”, “que nojo”, “vai com calma” e outras tantas coisas. Faz a gente perceber que a gente pode fazer o dia de alguém feliz se souber o momento de sorrir, faz a gente perceber que pode destruir os sonhos de alguém com uma frase errada.

Quando eu admiti que não só eu tenho um mundo interior saí do centro da minha existência, viver ficou mais leve. Deixei de ser um “Atlas” e de carregar o céu nos ombros.

E isso é parte do meu aprendizado pelo que já passou da Primavera.

PS: Curiosamente, este fim de semana fiz um workshop de roteiro fantástico com o Raphael Draccon e ele também usou o termo de mundo interior como fonte das linguagens pessoais dos autores em filmes e roteiros, entre os exemplos que ele deu estão Tarantino, André Vianco e Stephen King. Vendo uma cena de um filme você sabe quem a escreveu.

14 comentários para “Mundos Interiores”

  1. Thalita diz:

    Cadu, me vi sentada no MZ Garden tendo essa conversa com vc.
    Com certeza nossa conversa iria longe, poderia acrescentar mt nesse seu texto tb.
    Esse fds eu escrevi tb, acredite ou nao, foi mt semelhante ao q vc disse, mas escrevi de outra forma.
    Saudades das brisas daquele tempo.
    Beijao

  2. Cadu Garcia diz:

    […] Mas a postura continua por aí, eu sempre vejo. E eu acredito que essa flexibilidade tem muita ligação com o meu post anterior. […]

  3. magnus diz:

    Concordo.
    Conversas assim são muito interessantes. Difícil é achar.
    Como ficou sabendo desse esse workshop?

  4. Lincoln Georgis diz:

    Lincoln Georgis

    […]The details talked about in the write-up are a few of the most effective available […]

  5. Lincoln Georgis diz:

    Lincoln Georgis

    […]Here is a superb Blog You might Find Interesting that we Encourage You[…]

  6. Lila Lovely Thanksgiving diz:

    Lila Lovely Thanksgiving

    […]Wonderful story, reckoned we could combine a handful of unrelated data, nonetheless actually worth taking a look, whoa did a single study about Mid East has got a lot more problerms as well […]

  7. Madelyn Monroe MILF diz:

    Madelyn Monroe MILF

    […]always a huge fan of linking to bloggers that I really like but don?t get a lot of link appreciate from[…]

  8. premium-domain-name diz:

    premium-domain-name

    […]Sites of interest we have a link to[…]

  9. College Assignment Help diz:

    College Assignment Help

    […]we prefer to honor quite a few other world wide web web-sites on the net, even if they aren?t linked to us, by linking to them. Under are some webpages worth checking out[…]

  10. World No 1 Assignment Help Company diz:

    World No 1 Assignment Help Company

    […]The information and facts talked about within the write-up are a few of the ideal offered […]

  11. Academic Writing Service diz:

    Academic Writing Service

    […]just beneath, are a lot of completely not associated websites to ours, even so, they are certainly worth going over[…]

  12. valentine gift diz:

    valentine gift

    […]Wonderful story, reckoned we could combine a few unrelated data, nevertheless truly really worth taking a look, whoa did one particular study about Mid East has got extra problerms at the same time […]

  13. calming lotion for babies diz:

    calming lotion for babies

    […]the time to study or take a look at the content material or sites we’ve linked to below the[…]

  14. valentine gift for her diz:

    valentine gift for her

    […]below you will discover the link to some web sites that we feel you ought to visit[…]

envie um e-mail

powered by WordPress

Post RSS | Comments RSS